terça-feira, 31 de julho de 2012

Vingança é natural?


Sentimento de vingança é considerado natural

Mas a obcessão pode levar a sérias consequências



Quem nunca sentiu-se injustiçado por alguém? Quem nunca teve vontade de fazer justiça com as próprias mãos? Não se culpe. Isso é natural do ser humano. Mas, diferentemente do amor, que nasce, muitas vezes, sem ser instigado, o sentimento de vingança precisa de um estímulo.

Leia também:

Segundo a psicóloga Regiane Machado, o sentimento de vingança é próprio do ser humano, assim como amar, ter raiva. Porém, sentir o desejo de se vingar de alguém ou de alguma situação começa quando há um incentivo. "Quando a pessoa percebe que foi prejudicada de alguma forma, de maneira injusta, segundo a concepção dela, sente o desejo de retaliação."
É claro que ter esse tipo de sentimento desenfreado pode trazer algumas consequências. "Principalmente para a pessoa que fica obcecada naquilo e acaba paralisando sua vida em função de uma vingança, pois aquele sentimento ganhou intensidade e espaço nela", explica Regiane.
Observe suas emoções
Para que esse sentimento não tome proporções sem limites, o melhor a fazer é parar e observar suas próprias emoções. "É importante se autoavaliar e questionar se valerá a pena continuar com a vingança e o que ganhará com isso. Dessa forma, tem como equilibrar e saber o quanto isso acabará prejudicando."
O problema maior é quando a pessoa não desiste da vingança e vai até o fim. "Quando atinge o objetivo, ela chega a sentir até mesmo um alívio. Mas, pode haver consequências mais graves, pois quem é obcecado passa dos limites", finaliza a psicóloga.
O que a Bíblia diz
O verdadeiro cristão deve resistir à vontade de se vingar, e jamais se alegrar quando o seu inimigo fracassa.
"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra..." Mateus 5:38-39
"Quando cair o teu inimigo, não te alegres, e não se regozije o teu coração quando ele tropeçar; para que o Senhor não veja isso, e lhe desagrade, e desvie dele a sua ira." Provérbios 24:17-18

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO